Primeiramente, a Chapada Diamantina é um dos destinos de ecoturismo no Brasil mais incríveis para se visitar. O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui cerca de 70 mil hectares (por isso é importante ter um guia experiente e de uma agência confiável, pois assim você conhece os lugares mais importantes) e está repleto de belíssimas paisagens naturais para você explorar. É optar por uma agência que não oferece apenas destinos, mas experiências que conectam o viajante ao território, respeitam as culturas locais e geram impacto positivo real.

O que fazer em Ametista do Sul – As 13 melhores Atrações

Para os interessados em prolongar a estadia na região, uma sugestão é participar de atividades voluntárias de agrofloresta nas proximidades de Itatiaia, na região da Serra da Mantiqueira. Situada às margens do Rio Tapajós, essa vila de pescadores encanta com suas praias de areia fina e águas cristalinas, em especial entre agosto e dezembro. A Chapada Diamantina é, sem dúvidas, uma das regiões mais deslumbrantes e impressionantes do Brasil. Sua paisagem se destaca não apenas dentro da Bahia, mas no país todo, reunindo uma variedade única de cachoeiras, paredões, desfiladeiros e uma rica fauna e flora típicas da Caatinga, predominantes nesta área. Os destinos mais procurados para o ecoturismo incluem parques nacionais, reservas naturais, áreas protegidas e locais históricos.

Melhore sua experiência

Espaços como o Unah, centro de retiros e vivências, oferecem atividades voltadas para o autoconhecimento, com oficinas de respiração, rituais da floresta e terapias holísticas. A região abriga a maior ilha fluviomarinha do planeta e carrega uma biodiversidade rica e ainda pouco conhecida. Ao caminhar por vilarejos como Soure e Salvaterra, o visitante é recebido por moradores acolhedores e pode conhecer de perto o modo de vida marajoara.

Parque Nacional Serra de Itabaiana (Sergipe)

O Pantanal é um dos nossos ecossistemas mais ricos e se estende por cerca de 250 mil km e diversas cidades se desenvolvem ao seu longo. Como o forte da ilha é o turismo, não faltam opções de onde ficar em Ilha Grande. Aliás, é interessante dividir sua estadia nas diferentes regiões da ilha e conhecer de tudo um pouco. Para chegar até lá, o melhor trajeto é desembarcando em Santarém, distante 38km de Alter do Chão. O legal é que o distrito pode ser visitado durante todo o ano, já que no período da vazante do Rio Tapajós dá para curtir as praias e durante a cheia é possível pegar um barco para explorar as redondezas. Além disso, a região é famosa pelas suas fazendas que produzem o delicioso queijo da canastra.

Foz do Iguaçu (PR)

  • A região abriga a maior ilha fluviomarinha do planeta e carrega uma biodiversidade rica e ainda pouco conhecida.
  • Não bastasse ser uma cidade rica em cultura e gastronomia, a natureza amazônica de Belém é surpreendente, afinal fazem parte do município 39 ilhas e muitas delas usadas para ecoturismo.
  • Tanto o snorkeling quanto a flutuação podem ser desempenhados em vários cenários naturais — praias, rios, lagos e recifes de corais — onde cada ambiente apresenta sua própria biodiversidade e paisagem subaquática, com diferentes espécies e adaptações aos cenários locais.
  • O Parque Nacional da Serra do Divisor, ou Serra do Moa, está perto do ecossistema andino e é um dos locais de maior biodiversidade da Amazônia.
  • A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é logo após as chuvas, geralmente entre maio e agosto.
  • Vivenciar o cotidiano de uma aldeia indígena é uma das experiências mais marcantes do ecoturismo no Brasil.

Se você ainda tem alguma dúvida ou se quer compartilhar sua experiência em um desses destinos é só deixar um comentário aqui embaixo que responderemos logo. Esse pequeno distrito de Santarém surpreendeu a todos quando foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como um dos destinos de praia no Brasil. O fato é que as inúmeras ilhas de Alter do Chão e as praias formadas ao longo do Rio Tapajós são um dos grandes destinos de ecoturismo no Brasil. Já a Trilha do Poço Preto tem 9km de extensão e você pode seguir a pé, de bicicleta ou em carrinhos elétricos por dentro do parque e descobrindo as belezas naturais. Para os amantes da adrenalina, é possível se aventurar nos saltos de parapente, no rapel com vista para as cataratas e no arvorismo.

Explore sua natureza intacta e preservada do parque através da trilha do Ouro, patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO. Recife é conhecida como a capital brasileira dos naufrágios, o Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco é bastante rico em vida marinha. A natureza do Parque é constituído pela junção da água salgada ( mar ) e doce (lagoas), sendo  um dos mais importantes refúgios de aves migratórias da América do Sul. O Parque Nacional do Viruá engloba um conjunto de florestas aluviais, campinaranas e florestas de terra firme, um paraíso pouco conhecido do ecoturismo no Brasil. Numa região de transição entre o cerrado e a caatinga, os paredões rochosos dão asas à imaginação aos turistas que visitam o parque. Um verdadeiro oásis em meio às dunas do Ceará, um santuário ecológico casino bastante visitado do ecoturismo no Brasil.

Aparados da Serra e Serra Geral (RS)

A natureza da Caatinga e os sítios arqueológicos com inscrições rupestres estão presentes no Parque Nacional Serra das Confusões. É na Serra do Imeri é onde fica a maior a montanha do Brasil com aproximadamente 2995 metros de altitude, o Pico da Neblina. O Vale Europeu apresenta paisagens lindíssimas com construções centenárias, capelas, engenhos, morros, pinheiros, araucárias e até cavernas.

Conhecido destino de ecoturismo no Brasil, Noronha abriga o consagrado (e incrível!) Projeto Tamar, que incentiva muito a educação ambiental, através de ações voltadas para a preservação ambiental e conservação das espécies marinhas. Assim, cada turista precisa pagar uma taxa de preservação para entrar na ilha, o que ajuda a manter a conservação local. Bonito está cheio de paisagens deslumbrantes, com grutas que escondem piscinas naturais incríveis, como a Gruta da Lagoa Azul. Além disso, você explora trilhas que te levam a cachoeiras e lagoas belíssimas, como Cachoeira da Boca da Onça e a Lagoa Misteriosa. Não importa a região do Brasil que você sonhar em conhecer, certamente haverão destinos maravilhosos em meio a natureza para conhecer, com parques naturais, cachoeiras, trilhas e muito mais.

Os Lençóis Maranhenses, distantes 250 km da capital São Luís, receberam neste ano o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e não é para menos. Quem visita o Parque Nacional pode fazer a travessia completa ou circuitos que têm como atrações principais grandes lagoas. Se houver tempo, vale a pena investir ainda na praia do Caburé e no vilarejo de Atins, onde há passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga.

Esse é um dos tipos de viagem que a gente mais gosta e quem acompanha a gente há bastante tempo sabe que já exploramos o país de norte a sul, passando por destinos incríveis como a Amazônia, a Costa das Baleias, a Chapada das Mesas, o Caminho de Cora Coralina, entre outros. Esses destinos têm em comum a valorização de quem cuida do território, o incentivo à economia local e o convite ao visitante para caminhar com mais presença. Viajar com propósito é o que transforma uma paisagem bonita em memória profunda. A alimentação é baseada em ingredientes naturais, muitas vezes colhidos ali mesmo, e a relação com os resíduos e com a água é pautada pelo reaproveitamento e respeito.

About the author: sohaibninty

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *